cfq 7º ano

Galáxias irregulares

Tipo de galáxias existente

O que são galáxias irregulares?

Galáxia irregular M82
Fig. 1 – Galáxia irregular M82

Galáxias irregulares são um tipo de galáxia que apresentam uma estrutura morfológica desordenada ou caótica, ou seja, não possuem formas elípticas ou espirais, mas sim forma indefinida. Geralmente esse tipo de galáxia tem uma grande quantidade de estrelas recém-nascidas e continuam a proliferar novas estrelas estando sempre em intensa atividade.

Dificilmente galáxias irregulares possuem grandes dimensões, e mesmo assim as de tamanho avantajado normalmente são resultado de colisões entre duas galáxias.

Alguns cientistas acreditam que as galáxias irregulares típicas podem ser a primeira fase de evolução de uma galáxia elítica ou de uma galáxia em espiral.

As galáxias irregulares são aquelas que não coincidem com o esquema de Hubble de galáxias elípticas, espirais e lenticulares.

Existe apenas uma galáxia irregular no catálogo de Messier: M82 (apresentada na figura 1), e esta é uma galáxia com um disco distorcido. A distorção é devida à interação gravitacional com a sua maior e mais massiva galáxia vizinha M81.

Outro exemplo muito semelhante é pelo menos mencionado no catálogo de Messier, mas não chega a receber o seu próprio número: NGC 5195, a companheira da galáxia do Cata-vento (M51), descoberta por Pierre Méchain.

A Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães

NGC 55 - galáxia irregular
Fig. 2 - NGC 55 - galáxia irregular

As únicas galáxias irregulares conhecidas até 1782 eram a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães; estas são provavelmente discos galácticos em miniatura numa atração gravitacional mútua, em conjunto com a Via Láctea.

A Pequena Nuvem de Magalhães (figura 3) é também conhecida como NGC 292. É uma galáxia anã irregular, em órbita da Via Láctea.

Contém mais de 30 mil milhões de estrelas. A uma distância de 200 000 anos-luz, é uma das vizinhas mais próximas da nossa Galáxia.

Situada na constelação do Tucano, é mais visível no Hemisfério Sul. Forma um par com a Grande Nuvem de Magalhães (figura 4), a galáxia mais brilhante visível a partir da Via Láctea. Também ela visível predominantemente do Hemisfério Sul da Terra, a 160 000 anos-luz de distância.

É uma das 11 galáxias anãs que orbitam a nossa Galáxia. É uma galáxia irregular composta por uma barra de estrelas vermelhas velhas, nuvens de jovens estrelas azuis, e uma brilhante região vermelha de formação estelar visível perto do topo da imagem chamada Nebulosa da Tarântula.

A supernova mais brilhante dos tempos modernos, SN1987A, ocorreu na Grande Nuvem de Magalhães.

Pequena Nuvem de Magalhães
Fig. 3 - Pequena Nuvem de Magalhães
Grande Nuvem de Magalhães
Fig. 4 - Grande Nuvem de Magalhães
Referências:

Wikipédia - Galáxia irregular

ccvalg - Galáxia irregular