biografias

Frederick Soddy

Contribuiu para o conhecimento das substâncias radioativas

Frederick Soddy (1877 - 1956)

Frederick Soddy foi um químico inglês que nasceu em Eastbourne, Sussex no dia 2 de setembro de 1877, tendo falecido em Brighton a 22 de setembro de 1956.

Frederick Soddy
Frederick Soddy (1877 - 1956)
Contribuiu para o conhecimento
das substâncias radioativas

Estudou no colégio universitário do País de Gales e posteriormente na universidade de Oxford. Aqui fez trabalho de pesquisa entre 1898 e 1900. De 1900 a 1902 ensinou química na Universidade de McGill, Montreal, onde trabalhou com Ernest Rutherford em radioatividade.

Ambos explicaram que o comportamento anómalo dos elementos radioativos era originado pela sua transformação em outros elementos, produzindo radiações alfa, beta e gama. Em 1903, com Sir William Ramsay, Soddy verificou que a desintegração do rádio produzia hélio.

Entre 1904 e 1914, foi professor na Universidade de Glasgow e foi nesta instituição que demonstrou que o urânio se transformava em rádio. Demonstrou também que os elementos radioativos podem possuir mais de um peso atómico, apesar de possuírem propriedades químicas idênticas: isto o levou ao conceito de isótopos.

Soddy demonstrou mais tarde que também os elementos não radioativos podem apresentar múltiplos isótopos. Demonstrou também que num átomo o seu peso atómico diminui quando ele emite partículas alfa e aumenta o peso atómico quando emite raios beta. Este foi um passo importante para o conhecimento da relação entre as famílias de elementos radioativos.

Estas investigações permitiram a descoberta do elemento radioativo chamado protactínio, trabalho realizado independentemente por Soddy na Inglaterra e Otto Hahn e Lise Meitner na Alemanha.

Entre 1914 e 1919 foi professor na Universidade de Aberdeen, onde realizou pesquisas relacionadas com a I Guerra Mundial. Em 1919 transferiu-se para a Universidade de Oxford, onde permaneceu até 1936, sendo o responsável pelas cadeiras de química inorgânica e química física. Reorganizou também o laboratório.

Recebeu o prémio Nobel de química em 1921 devido às suas notáveis contribuições para o conhecimento das substâncias radioativas.

Interessou-se também pela tecnocracia e pelos movimentos sociais, o que refletiu no seu livro "Money versus Man" (1933). Escreveu ainda "The Interpretation of Radium" (1922), "The Story of Atomic Energy" (1949) e "Atomic Transmutation" (1953).

Referências:

Wikipédia - Frederick Soddy

Nautilus - Frederick Soddy