LGeorg Karl von Hevesy, ou George Charles de Hevesy foi um cientista, físico e químico, natural de Budapeste, onde nasceu no dia 1 de agosto de 1885 e faleceu em Friburgo a 5 de julho de 1966. De nacionalidade Húngara, naturalizou-se como sueco.
Estudou em Budapeste, Berlim e Friburgo, tendo ensinado em Budapeste, Copenhaga, Friburgo, Estados Unidos e Estocolmo. Com o holandês D. Coster iniciou as investigações que levaram à descoberta, em 1922, do háfnio. Estudou os seus compostos bem como os elementos que formam as chamadas "terras raras".
Dedicou-se também à bioquímica e, sobretudo, à radioatividade. Pelos seus trabalhos sobre os isótopos como reveladores das propriedades químicas das substâncias foi-lhe concedido o Prémio Nobel da Química em 1943. Foi ainda distinguido com a medalha Copley em 1949.
Quando a Alemanha invadiu a Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial, ele dissolveu o ouro dos prémios Nobel de Max von Laue e James Franck em água régia para evitar que os nazis os roubassem. Deixou a solução resultante numa prateleira do seu laboratório no Instituto Niels Bohr. Após a guerra, ele voltou, encontrou a solução intacta, e precipitou o ouro dissolvido no ácido. A Nobel Society recompôs então os Prémios usando o ouro original.
George de Hevesy casou-se com Pia Riis em 1924, com a qual teve 1 filho e 3 filhas.
Hevesy morreu em 1966 com 80 anos de idade e foi enterrado no Cemitério de Kerepesi em Budapeste, na Hungria.