Glenn Seaborg foi um químico americano nascido no Michigan a 19 de abril de 1912, tendo falecido numa cidade da califórnia no dia 25 de fevereiro de 1999.
Formado em 1936 pela Universidade da Califórnia, fez pesquisas sobre os elementos transuranianos e sobre reações em pilhas atómicas. Com E.M. McMillan, A.C. Wahl e J.W. Kennedy, descobriu em 1940 o plutónio 238. Posteriormente, com colegas seus, isolou mais 9 novos elementos (amerício, cúrio, berquélio, califórnio, einstânio, férmio e mendelévio, nobélio e seabórgio - este último recebeu o nome em sua homenagem).
Durante a Segunda Guerra Mundial foi diretor do Laboratório Metalúrgico da Universidade de Chicago, onde iniciou a produção industrial do plutónio e aperfeiçoou o método de isolamento daquele elemento a partir dos produtos da reação. Foi ele o responsável pela definição da escala dos procedimentos para produzir grandes quantidades de plutónio.
Professor de Química desde 1945 e diretor do Laboratório de Radiações da Universidade da Califórnia, partilhou com McMillan, em 1951, o Prémio Nobel de Química, pela descoberta do plutónio.
Consulta também: