Melvin Calvin, nasceu no dia 8 de Abril de 1911 em Saint Paul, Minnesota e faleceu no dia 8 de Janeiro de 1997 em Berkeley, Califórnia. Foi um bioquímico americano, vencedor do Prémio Nobel de Química em 1961.
Ainda pequeno, foi viver com a sua família para Detroit, tendo concluido o liceu em 1928. Posteriormente formou-se na área das ciências na Universidade tecnológica de Michigan, em 1931 e depois acabou por se doutorar na Universidade de Minnesota em 1935. Realizou durante os quatro anos seguintes, um pós doutoramento, na Universidade de Manchester.
Casou com Genevieve Jemtegaard em 1942, tendo resultado desse casamento três filhos: duas raparigas e um rapaz.
Foi para a universidade da Califórnia em 1937, tendo sido promovido a professor de química dez anos depois.
Cientista célebre pelos seus estudos sobre a fotossíntese e pelo seu trabalho com determinadas plantas que produzem combustíveis, Calvin foi o responsável pela identificação do papel do carbono na fotossíntese. Para o efeito, Calvin, conjuntamente com Andrew Benson e James Bassham, utilizaram um dos isótopos do carbono (Carbono-14) como marcador, conseguindo caracterizar o percurso completo do carbono durante o processo da fotossíntese, desde a absorção do dióxido de carbono atmosférico, até à sua conversão em carbohidratos e outros compostos orgânicos.
Em 1963 foi-lhe atribuído o cargo adicional de professor de biologia molecular. Foi o fundador e o diretor do laboratório de biodinâmica química e simultaneamente assumiu o cargo de diretor associado do laboratório de radiação de Berkeley, onde conduziu a maior parte do seu trabalho até se vir a reformar, em 1980.