Roger Kornbeg é um investigador norte-americano, bioquímico, nascido a 24 de abril de 1947, em St. Louis, Missouri. Fez o doutoramento em Química, na Universidade de Standford, em 1972, onde é professor de biologia e investigador. Recebeu o Prémio Nobel da Química em 2006, pelo estudo sobre a base molecular da transcrição eucariótica.
Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias de carbonos, formadas por nucleotídeos: ácido fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base azotada (purina ou pirimidina), constituíndo o material genético de todos os seres vivos.
Nos eucariontes ficam armazenados no núcleo das células e nos procariontes dispersos no hialoplasma.
Podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados com o mecanismo de controlo metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.
Todos os organismos são controlados pelos seus genes, que são codificados pelo DNA, que pos sua vez é copiado para o RNA, que cria as proteínas, que não são mais do que sequências de aminoácidos.
O DNA encontra-se no núcleo da célula. uando a célula expressa um gene, transcreve a sequência do DNA desse gene para o RNA mensageiro (mRNA). Este é depois transportado para fora do núcleo até aos ribossomas. Os ribossomas lêem o RNA mensageiro e traduzem esse código na sequência correta de aminoácidos que constituem a proteína desse gene.
Esta transcrição é feita por uma enzima, RNA polimerase II, que "ajuda" muitas outras proteínas.
Roger Kornberg identificou o papel da RNA polimerase II e de outras proteínas na transcrição do DNA, tendo criado modelos tridimensionais com o auxílio da cristalografia de raios-X.
Kornberg e o seu grupo de investigação fizeram várias descobertas fundamentais no que conserne aos mecanismos de regulação da transcrição eucariótica.