Qualquer que tenha sido a origem da espécie humana, foi sempre acompanhada de movimento e por conseguinte de som. O homem primitivo ao aperfeiçoar as suas ferramentas descobre o som que um machado produz ao cortar uma árvore (o som do tambor). Talvez o vibrar da corda do seu arco de caça, o tenha inspirado na invenção dos cordofones. Ao observar o ambiente que o rodeia, o homem, duma coisa se pode orgulhar: a invenção dos instrumentos musicais.
Existem muitos tipos de tambores. Normalmente são tocados com as mãos ou com um pau (a baqueta). Mas o Tamborete de guitas funciona duma outra maneira.
Serra de madeira.
Tesoura.
Martelo.
Cola.
Com a tesoura faz um furo lateral de modo a que a barrinha de madeira possa entrar na caixa de cartão, atravessando-a de um lado ao outro.
Fixa a madeira com um prego. Podes em alternativa utilizar cola forte ou cola quente.
Atravessa um cordel ou fita perpendicularmente à barrinha e ata nas extremidades livres os dois berloques que arranjaste.
Para te auxiliar a passar a corda, pelo interior da caixa, utiliza um arame que te serve de guia.
Verifica se, ao rodar a caixa para a esquerda e para a direita, os berloques batem no centro da mesma. Se necessário ajusta o tamanho da fita ou cordel.
Fecha a caixa e decora a teu gosto.
Pega no tamborete pela barrinha de madeira, e roda-o para um lado e para o outro, de modo a que os berloques batam na caixa ao ritmo desejado.
Espero que te divirtas com o teu novo instrumento.