O Pau-de-Chuva é um instrumento musical idiofónico, ou seja, é o próprio corpo do instrumento que produz o som, instrumento de percussão e ritmo com um som musicalmente impreciso, próximo ao que chamamos de ruído, originário do Chile.
Muitos destes instrumentos têm forte presença em cerimónias religiosas ou na prática de rituais, que geraram ritmos populares como o son, o mambo, etc., denunciando alguma influência indígena na música negra cubana.
São desta família também diversos tipos de chocalhos africanos, alguns formados apenas por um corpo qualquer revestido com uma malha de fios e contas. é um instrumento étnico africano
Tesoura.
Martelo.
Martela os pregos no tubo de cartão. Coloca-os em toda a extensão do tubo e de forma aleatória. Prega 15 ou mais para ter um melhor efeito. Vê a figura dois.
Cola um pedaço de papelão ou outro material rígido sobre o fundo do tubo e tapa com fita adesiva/isoladora.
Coloca lá dentro um punhado de arroz, areia, feijões, missangas, milho de pipoca ou outros objetos pequenos que farão o barulho da chuva.
Experimenta o som do teu Pau-de-Chuva, antes de o fechares.
Tapa agora a outra extremidade, da mesma forma que tapaste a primeira.
Decora a teu gosto.
Vira o teu Pau-de-Chuva para um lado e para o outro e aprecia o som que faz. Diz lá que não parece mesmo a chuva a cair lá fora?
Espero que te divirtas com o teu novo instrumento.