cfq 8º ano

Reflexão da luz

As leis da reflexão da luz

O que é a reflexão da luz?

reflexão da luz
Fig. 1 - A reflexão da luz numa
superfície lisa e polida

A propagação retílinea da luz pode ser perturbada por obstáculos que obrigam os raios luminosos a desviarem-se, tal como acontece com as ondas sonoras.

No nosso dia-a-dia estamos habituados a ver reflexos. Quando observamos o reflexo de uma imagem na água, ou quando vemos a nossa imagem num espelho, tais imagens resultam do facto de a luz ter a capacidade de se refletir em determinadas superfícies.

A Reflexão da luz ocorre quando a luz que incide numa superfície e é reenviada por essa superfície. Por exemplo, a luz da lanterna apresentada na imagem ao lado (figura 1) incide numa superfície que a reenvia - reflete.


A reflexão da luz pode ser:


  • Reflexão regular - Quando a luz é refletida numa superfície lisa e polida, ela reflete-se numa só direção. Por exemplo, quando vemos a nossa imagem num espelho.


  • Reflexão irregular (Difusão da luz) - Quando a luz é refletida em direções diferentes, devido ao facto da superfície de reflexão ser rugosa. Quando por exemplo observamos uma imagem refletida na água, em que a superfície da água não está completamente lisa (figura 3).

  • A reflexão da luz pode ser regular ou irregular

    Reflexão regular da luz
    Fig. 2 - Reflexão regular da luz
    (acontece em superfícies lisas e polidas)
    Difusão da luz
    Fig. 3 - Difusão da luz
    (Acontece em superfícies rugosas)

    Leis da reflexão

    AS LEIS DA REFLEXÃO

    1.ª Lei - O raio incidente, o raio refletido e a normal ao espelho no ponto de incidência estão no mesmo plano;

    2.ª Lei - O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.


    Sempre que um raio de luz incide numa superfície refletora, é possível prever em que direção será refletido, se conhecermos as Leis da Reflexão.

    leis da reflexão
    Fig. 4 - Usando as leis da reflexão podes
    saber para onde vai o raio refletido

    Antes de vermos quais são essas leis, vamos observar a figura 4. Considera um raio de luz que incide num espelho plano. O raio de luz chama-se raio incidente, e está representado na figura a verde.

    Para prever a direção do raio refletido, devemos:

    Traçar uma linha normal (perpendicular) ao espelho no ponto de incidência da luz (linha negra a tracejado, que podes observar na figura).

    Medir com um transferidor o ângulo entre o raio incidente e essa linha normal (neste caso, obteve-se um ângulo de 45º).

    O raio reflectido (representado a vermelho) estará do outro lado da linha normal e, em relação à normal, terá o mesmo ângulo que o raio incidente (Terá também 45º).

    Assim, podes traçar o raio refletido.

    As leis da reflexão podem assim ser usadas para prever o trajeto de qualquer raio de luz, desde que se saiba como é que ele incide na superfície refletora.

    Referências:

    Leis da reflexão

    Reflexão da luz

    Livro "CFQ8 - Sustentabilidade na terra" - da Areal Editores