física

Mecânica clássica

O que significa?


O que representa a mecânica clássica?

Isaac Newton
Isaac Newton (1642 - 1727)
Deu um importante contributo para os
fundamentos da mecânica clássica.

A mecânica clássica é um dos ramos da física clássica, desenvolvida antes de 1900, que analisa o movimento, as variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo. No ensino de física, a mecânica clássica geralmente é a primeira área da física a ser lecionada.

A mecânica clássica refere-se às três principais formulações da mecânica pré-relativística: a mecânica newtoniana, mecânica lagrangeana e a mecânica hamiltoniana.

Uma contribuição importante para a fundamentação da mecânica clássica foi dada por Sir Isaac Newton (1642-1727), que a desenvolveu como uma teoria sistemática, introduzindo conceitos como o da inércia (primeira Lei de Newton), da resultante de forças que agem sobre uma massa causando uma aceleração (segunda Lei de Newton), da ação e reação (terceira Lei de Newton), da Gravitação Universal e do cálculo como uma ferramenta matemática.

É geralmente dividida em estática, cinemática e dinâmica.

A estática é a parte da física que estuda sistemas sob a ação de forças que se equilibram. De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração destes sistemas é nula. De acordo com a primeira lei de Newton, todas as partes de um sistema em equilíbrio também estão em equilíbrio. Este facto permite determinar as forças internas de um corpo, a partir do valor das forças externas.

A cinemática é a parte da Física que estuda os movimentos de corpos, que podem ser partículas ou pontos materiais, sem levar em consideração suas dimensões e as causas de seus movimentos. A cinemática escalar está ligada a grandezas físicas que podem ser expressas através de um único valor numérico, como temperatura, pressão, massa, potência. A cinemática vetorial descreve grandezas que além serem definidas por um valor escalar, também possuem direção e sentido, como a velocidades, aceleração, força, etc.

A dinâmica é o ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento.

Em experiências diárias podemos observar o movimento de um corpo a partir da interação deste com um (ou mais) corpo(s). Como por exemplo, quando um jogador de ténis dá uma raquetada numa bola, a raquete interage com ela e modifica o seu movimento. Quando largamos algum objeto a uma certa altura do solo e ele cai, é resultado da interação da terra com este objeto. Esta interação é convenientemente descrita por um conceito chamado força.

Os Princípios de dinâmica foram formulados por Galileu e Newton, porém foi Newton que os enunciou da forma que conhecemos hoje.

Referências:

Wikipédia - Mecânica clássica