A Lua é o único satélite natural da Terra e está a uma distância de aproximadamente 380.000 km.
Por ter um período de rotação semelhante ao período de translação, somente uma face do satélite é visível da Terra (ver explicação aqui). O astro, que não produz luz própria, mas reflete a luz do Sol, apresenta-se em quatro fases distintas e orbita a Terra com uma velocidade aproximada de 3700 km/h.
E então perguntamos: |
Esta é uma pergunta simples, que pode ser feita por uma qualquer criança curiosa. O certo é que não são todos os adultos que sabem respondê-la.
Para que qualquer um seja capaz de responder a essa dúvida, vamos procurar uma explicação simples.
A Lua está ligada ao nosso planeta Terra por causa da força gravitacional. Foi Isaac Newton que estabeleceu a Lei da Gravitação Universal, a qual diz que dois corpos quaisquer se atraem com uma força que é proporcional ao produto da massa dos dois corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
Isto quer dizer que a Lua é atraída pela Terra, e por isso não se afasta dela.
No entanto, não choca com o planeta Terra porque se movimenta rapidamente à volta da Terra. Esse movimento contraria a força gravítica que atrai a Lua para a Terra e assim estabelece-se um equilíbrio de forças.
É a mesma coisa que acontece no exemplo apresentado em baixo:
O fio faz uma força que segura a pedra (representa a força gravítica que atua sobre a Lua). Por outro lado o movimento da pedra exerce uma força centrifuga que mantém a corda esticada (representando o movimento da Lua em volta da Terra). O movimento da pedra mantém-se assim estável, devido ao equilíbrio de forças.
A Lua não cai na Terra porque a sua velocidade é tangencial à sua trajetória em volta da Terra, fazendo com que ela fique num movimento de queda eterno, impossibilitando o seu contato com a Terra. A sua velocidade suficiente para que ela permaneça em órbita, apenas acompanhando a curvatura da Terra.