constelações

Ave do Paraíso

Informação, história, lendas

Constelação Ave do Paraíso (Apus)

Constelação

Localiza-se no hemisfério sul

Esta débil constelação encontra-se sob o Triângulo Austral. Está perto do Polo Sul e não é possível observá-la em latitudes mais setentrionais. Apus é uma antiga palavra grega que significa sem pés e provém de Apus Indica, nome da Ave do Paraíso da Índia.

Ave do Paraíso
Fig. 1 - Constelação Ave do Paraíso

Apus foi uma das 12 constelações criadas por Petrus Plancius a partir de oservações de Pieter Dirkszoon Keyser e Frederick de Houtman e apareceu pela primeira vez num globo celeste publicado em 1597/98 em Amsterdão por Plancius com Jodocus Hondius. Plancius chamou a constelação de "Paradysvogel Apis Indica"; a primeira palavra é "ave-do-paraíso" em holandês, e as outras são "Abelha Indiana" em latim; "apis" ("abelha" em latim) é presumivelmente um erro para "avis" ou "ave". O nome "Apus" é derivado do grego "apous", significando "sem pé", que se referia à ideia ocidental que a ave-do-paraíso não tinha pés, um equívoco gerado pelo facto de que as únicas espécimes disponíveis no ocidente, oferecidas aos europeus, tinham as suas patas cortadas.

Após a sua introdução no globo de Plancius, a primeira representação conhecida da constelação num atlas celeste foi em Uranometria de Johann Bayer de 1603, onde ela era chamada de "Apis Indica".

Objetos do céu profundo

Ave do Paraíso
Fig. 2 - Figura da constelação Ave do Paraíso

O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Apodis.

S Apodis - É uma nova "tardia".

Alfa Apodis - é uma gigante laranja a 411 anos-luz de distância, com uma magnitude aparente de 3,8.

Beta Apodis - é uma gigante laranja a 158 anos-luz de distância, com uma magnitude aparente de 4,2.

Gamma Apodis - é uma gigante laranja a 160 anos-luz de distância, com uma magnitude aparente de 3,9.

Theta Apodis - A magnitude desta estrela variável oscila entre 6,4 e perto de 8, num ciclo semi-regular de cerca de cem anos.

NGC 6101 - É um grupo globular débil, grande e ligeiramente irregular, que pode ver-se como uma mancha pequena e vaga, utilizando um telescópio pequeno.

IC 4499 - É um aglomerado globular pouco denso no halo galáctico médio-distante. A sua magnitude aparente é de 10.6, e é único porque é mais jovem do que a maioria dos outros aglomerados globulares na região conforme determinado por sua metalicidade.

IC 4633 - É uma galáxia espiral muito fraca.

Referências:

Observar o Céu - David Levy - editora atena

Wikipédia - Constelação

Wikipédia - Lista de constelações

Astronomia para amadores