Esta é a única constelação que se refere a um local concreto, a Montanha da Mesa, localizada ao sul do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Foi originalmente batizada com o nome de Mons Mensa por Nicolas-Louis de Lacaille.
Esta pequena constelação foi criada a partir de estrelas situadas entre a Grande Nuvem de Magalhães e a constelação Octante. Não apresenta estrelas brilhantes sendo uma zona de pouco interesse (com a exceção da excelência da grande Nuvem de Magalhães).
Curiosamente, as estrelas mais setentrionais desta constelação, que representam o cume da montanha, escondem-se na Grande Nuvem de Magalhães, da mesma forma que por vezes o monte Mesa se oculta por trás das nuvens.
O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Mensae.
Alpha Mensae - Esta estrela anã tem uma magnitude aparente de 5,1. É uma estrela que está relativamente perto de nós, a cerca de 28 anos-luz de distância.
Beta Mensae - Esta estrela encontra-se muito perto do extremo da Grande Nuvem de Magalhães. Com uma magnitude de 5,3, trata-se de uma estrela débil a 155 anos-luz de distância.
Apesar de ser possível localizar alguns objetos celestes na área da Grande Nuvem de Magalhães que pertence à Montanha da Mesa, nomeadamente alguns enxames estelares globulares, estes são demasiado difíceis de observar individualmente através de telescópios amadores, devido à enorme distância a que se encontram e ao próprio brilho intrínseco da Grande Nuvem de Magalhães.
Austrais
Boreais