constelações

Virgem

Informação, história, lendas

Constelação Virgem (Virgo)

Localiza-se na zona equatorial

Trata-se de uma constelação muito antiga. Curiosamente, Virgo é a única figura feminina, entre as constelações do Zodíaco, e tem simbolizado uma extensa gama de divindades desde os prolegómenos da história estelas.

Virgem
Fig. 1 - Constelação Virgem

Entre outras, foi identificada como Ishtar, a deusa da fertilidade dos babilónios; com Astreia, a deusa romana da justiça e com Deméter, a deusa grega das colheitas (que os romanos associam a Ceres).

Geralmente, nas suas representações, Virgo aparece com uma espiga de trigo, ou levando as balanças de Libra, a constelação adjacente.

Uma das lendas associada a esta constelação relata que a Virgem seria Erígone, filha de Icarius - a quem Dionísio havia desvendado o segredo da produção do vinho. Quando provaram e sentiram pela primeira vez os efeitos enebriantes desta bebida, os aldeões locais acreditaram que Icarius os tentara envenenar e mataram-no. Maera, o cão de Icarius, logo chama a atenção de Erígone para o homicídio do seu pai e esta, não podendo suportar tamanha tristeza, acaba por pôr termo à sua vida, enforcando-se. Os deuses, comovidos perante tal tragédia, teriam colocado os intervenientes no céu, na forma das constelações de Virgem Erígon ), Boötes (Icarius) e Cão Menor (Maera).

A sua localização no céu não é óbvia, devido a conter apenas uma estrela de brilho considerável, Alpha Virginis, de nome próprio "Spica" ou "Espiga". No entanto, depois de se encontrar a estrela mencionada, utilizando-se a constelação do Leão como referência próxima, Virgem torna-se facilmente reconhecível.

Estrelas e objetos do céu profundo

Virgem
Fig. 2 - Figura da constelação Virgem

O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Virginis.

Alpha Virginis - Esta é uma estrela de primeira magnitude, observável a olho nú, cujo nome próprio é Spica, ou espiga, representando a espiga de milho que a Virgem carrega. Encontra-se a 220 anos-luz de distância e a sua luminosidade é de cerca de duas mil vezes superior à do Sol.

Gamma Virginis - Esta estrela, também chamada de Porrima, representa uma das melhores estrelas duplas observáveis, na qual cada um dos seus componentes brilha com uma magnitude de 3,7. É um par fácil de decompor.

Grupo Virgo ou Coma-Virgo - Espalhadas por Virgo e Cabeleira de Berenice, existem mais de 13000 galáxias.Esta potente associação de sistemas distantes de estrelas é impressionante, quando observado com um telescópio de campo largo numa noite escura. Para uma observação detalhada será necessário um telescópio com abertura superior a 200 mm. A seguir salientam-se apenas algumas das galáxias pertencentes a este grupo.

M 49 - Trata-se de uma galáxia elíptica, uma das mais brilhantes do grupo. É um pouco maior e mais brilhante que a M 87.

M 87 - É uma das galáxias mais potentes que conhecemos. Tem uma magnitude de 8,6 e, quando observada com uns binóculos assemelha-se a uma estrela. No entanto, com grandes telescópios é possível fotografar mais de quatro mil grupos globulares na sua periferia.

Galáxia do Sombrero (M 104) - Esta é uma galáxia que se encontra muito longe, ao sul das principais concentrações, no entanto parece ser atraída pela gravidade para o enxame de formações, acreditando-se que faz parte dele. Trata-de de uma galáxia de magnitude 8, sendo fácil de observar com telescópios pequenos, no entanto, com um telescópio de 200 mm é possível observar a faixa escura que atravessa o seu equador, dando-lhe a forma de um chapéu mexicano. É a mais brilhante das galáxias desta constelação.

3C273 Virginis - Este é o quasar mais brilhante que se conhece, apresentando uma magnitude de 13 e por isso apenas identificado com telescópios de 200 mm ou superiores. Encontra-se a três biliões de anos-luz, sendo o objeto mais distante que os astrónomos amadores podem identificar com os seus telescópios.

Referências:

Observar o Céu - David Levy - editora atena

Wikipédia - Constelação

Wikipédia - Lista de constelações

Astronomia para amadores