O seu nome Boötes é de origem grega e significa boieiro. A constelação representaria assim o filho de Deméter. Diz-se que foi premiado com um lugar no céu por ter inventado o arado. Segundo a lenda, Boieiro era um jovem muito sensato e com um grande sentido de dedicação e consciência social. Quando se deparou com a dificuldade em que os habitantes do planeta Terra se encontravam para obter comida, Boieiro decidiu ajudá-los a tornarem-se capazes de se ajudarem a si próprios e construiu o primeiro arado, enviando-o para a Terra. Desde então, os homens conseguiram semear as terras e cultivar o seu próprio alimento, tornando-se auto-suficientes. Devido a este grande benefício, os deuses decidiram recompensá-lo dando-lhe a honra de ser colocado no céu, na posição da Ursa Maior (também conhecida como o Arado).
Outra lenda transforma Boötes, conhecido também como Árcade e Arcturus, em filho de Zeus e Calisto. Esta, transformada em ursa por Hera, a ciumenta mulher de Zeus, quase foi assassinada pelo seu filho quando este estava a caçar. Zeus salvou-a e levou-a para o céu, onde se transformou na Ursa Maior.
O nome de Arcturus (a estrela mais brilhante da constelação) provém do grego e significa "guardião do urso".
Se unirmos as três estrelas do braço da Ursa Maior e se inclinarmos até Arcturus, encontramos esta constelação.
O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Bootis.
Arcturus (Alpha Bootis) - Esta estrela amarelo-alaranjada está a trinta e sete anos-luz de distância e é um dos astros brilhantes mais próximos.
NGC 5248 - galáxia espiral compacta no canto sudoeste da constelação, 10º Sul de Arcturus e 1.5º Oeste.
NGC 5466 - enxame globular, encontrando-se a 9º Norte de Arcturus e a 1.5º Oeste.
Não existem objetos do catálogo de Messier nesta constelação.
Austrais
Boreais