Esta é uma constelação extensa que na mitologia grega representa Chiron. Esta é uma personagem que surge com frequência, representando um Centauro, metade homem metade cavalo. Contrariamente aos outros Centauros, conhecidos como monstruosos e brutais, Chiron era muito sábio, disciplinado e benevolente. Foi o responsável pelos ensinamentos de humanos como Jasão e Hércules.
Certa vez, Hércules feriu-o acidentalmente, o que provocou grande sofrimento a Chiron, vítima da sua própria imortalidade. Então ele mesmo suplicou aos deuses que acabassem com tal sofrimento. Zeus permitiu que ele morresse e colocou-o entre as estrelas.
Numa lenda inspirada na sua representação celeste é imaginado a matar o Lobo ( constelação de Lupus ), para oferecê-lo em sacrifício aos deuses no Altar ( constelação de Ara ).
Esta enorme constelação inclui a brilhante Via Láctea, próxima de Cruzeiro do Sul.
O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Aquilae.
Eta Aquilae - Uma estrela supergigante que é considerada uma variável Cepheid brilhante. Esta estrela é visível a olho nú.
NGC 6709 - Trata-se de um grupo aberto, composto por pontos de estrelas que se mostram unidas contra um fundo rico em corpos celestes. É observável com binóculos.
NGC 6760 - um enxame estelar globular de Magnitude 9.1, de difícil observação com telescópios de abertura inferior a 150 mm.
Austrais
Boreais